
Em julho de 2025 Rui Oliva Teles e Ângela Machado apresentaram, no P.PIC’25, o trabalho “Use of VR devices for studying children with severe Autism: exploring Van Gogh’s post-impressionism“.

Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
Centro de Recursos em Tecnologias de Apoio da ESE do P. Porto

Em julho de 2025 Rui Oliva Teles e Ângela Machado apresentaram, no P.PIC’25, o trabalho “Use of VR devices for studying children with severe Autism: exploring Van Gogh’s post-impressionism“.

Já se encontra publicado o capítulo de livro intitulado “Brain-Computer Interfaces and Educational Inclusion: The Potential of BCI for Learners with Additional Support Needs (NAS)” da autoria de Filipe T. Moreira, Rui Oliva Teles & José Oliveira. Este trabalho havia sido apresentado no New Media Pedagogy 2024.
Para uma melhor compreensão do trabalho desenvolvido por membro do NAID (Núcleo de Apoio à Inclusão digital da ESE/IPP) deixamos a tradução do resumo do trabalho referido:
“A comunicação é um direito humano fundamental que possibilita a transmissão e a receção de informação, essencial para a inclusão social e educativa. No entanto, as crianças e jovens com necessidades especiais de apoio, devido a doenças neurológicas ou motoras, enfrentam severas barreiras de comunicação. Tecnologias como a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e as Interfaces Cérebro-Computador (ICC) oferecem soluções para ultrapassar estas barreiras, proporcionando meios alternativos de expressão e interação. Este capítulo apresenta o conceito de ICC e explora como a atividade cerebral espontânea em resposta a estímulos pode ser utilizada para desenvolver métodos de comunicação eficazes para indivíduos que enfrentam dificuldades significativas de comunicação devido a condições neurológicas como a paralisia cerebral e a esclerose múltipla. O estudo adota uma abordagem de investigação-ação, utilizando o sistema Unicorn Hybrid Black Speller. Os resultados indicam que, embora existam desafios técnicos na calibração e utilização dos sistemas, existe um potencial significativo para a sua aplicação em contextos educativos e sociais, melhorando a autonomia e a qualidade de vida dos utilizadores.”
O capítulo está disponível em https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-95627-0_3
Reunião Supera (4)
Entrega equipamentos Amadeu. TECPLUS (31.05)

Projeto MUSICOGRAFIA BRAILLE
Reunião com Domingos

VISITA DE ESTUDO (alunos curso Gerontologia)
Centro Albuquerque e Castro – Santa Casa da Misericórdia do Porto
visita de estudo com as alunas do curso de Gerontologia.
Recebidos pela Dra Ana Rothes e contacto com Fátima Moniz. Centro de impressão Braille

Consurso project “AssistTech: Developing Assistive Technologies Course Content for the Candidate Teachers of Students with SEN” under the Erasmus+ programme. Mandate GAZİ UNIVERSITY – Gazi Üniversitesi Rektörlüğü Teknik okullar, 06560 Ankara – Turkey – VAT NO: 3890038275 (coordinator) . Projeto não aprovado
COIMBRA
Comunicar & Incluir: Produção e Uso de Recursos para a Comunicação Acessível – Fundação Calouste Gulbenkian – Educação Especial 2015
Formação para professores, educadores e outros profissionais ligados à educação Informação detalhada do projeto “ Comunicar & Incluir-Tecnologia e Educação Especial” – Agrupamento de Escolas Coimbra Sul (AECS)

ISCAP 16
Orador no Seminário “Práticas de Ensino Superior para Estudantes com deficiência visual e Auditiva” – ISCAP – organizado pelo C Pedagógico (Ana Paula Afonso)


Apoio ao projeto “Ferramentas Cognitivas”. Entrevista para doutoramento de Aureo, doutorando da UTAD em tecnologias de apoio.“Ferramentas cognitivas são ferramentas informáticas adaptadas ou desenvolvidas para funcionarem como parceiros intelectuais do aluno, de modo a estimular e facilitar o pensamento critico e a aprendizagem de ordem superior”. (Jonassen. 2007). PERGUNTAS.pdf
Estagios Esc Sec Fontes Pereira de Melo
Luis Teixeira e Rui Borges Plano Estagio. Os estagiários desenvolveram um espaço de divulgação e formação em suporte WordPress dedicado ao tema da musicografia braille. A plataforma estará alojada nos servidores da própria escola (ese.ipp.pt) e será de acesso restrito. Orientadora Dra Maria Luísa. Curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos – 3º ano – ESTÁGIO CURRICULAR (300 h) 02.05 a 30 06.
Erasmus+ programme – KA2 – Strategic Partnership in the field of education, training and youth – “Language unity in diversity: Online interactive courses in lesser-known European languages”
