Projeto Arion

Presentation

Em Maio , dezassete decisores da Educação de países Estados Membros da Comunidade Europeia e de países candidatos deslocaram à Direcção Regional de Educação do Norte, ente os dias 22 e 26, no âmbito do programa Sócrates – Arion. Os participantes são oriundos dos seguintes países: Bélgica, Alemanha, Finlândia, Reino Unido, Grécia, Lituânia, Polónia, República Checa, França, Itália, Holanda, Roménia, Suécia e Turquia. Nos seus países de origem, estes bolseiros desempenham os cargos de: Director de Escola (7), Inspector (3), Director de Serviços/Chefe de Departamento (3), Consultor (1) e Orientador de Estágio/Formador (3).

O tema a tratar durante a estada destes bolseiros é: A formação contínua de professores e a qualidade na Educação

Objectivos

• Conhecer diferentes modelos de formação contínua de professores na União Europeia.
  • Compreender a relação entre a formação contínua de professores e a qualidade na educação.

Conteúdos

• As politicas de formação contínua de professores na União Europeia.
  • Modos de implementação visando a promoção da qualidade nos Serviços Educativos.
  • Avaliação dos projectos de formação

(A língua de trabalho desta visita de estudo Arion é a Língua Inglesa)

Do programa previsto para a consecução deste tema constam visitas a Centos de Formação. Neste sentido, e estando a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto a desenvolver projectos de formação contínua de professores, solicita-se a V. Ex.ª que:

1. Promova, durante a manhã do dia 26 de Maio, a apresentação e posterior debate dos temas:
  • Formação aos professores do 1º CEB – Matemática
  • B-Learning
  • Formação especializada
  1. Se possível, a Escola faculte aos dezassete participantes um documento em Língua Inglesa relativo ao tema em apreço (em suporte electrónico ou papel) que também contenha a identificação da Escola e respectivos contactos.
  2. Os dezassete participantes desta visita Arion, acompanhados pelas duas técnicas responsáveis pela visita (Sónia Melo e Ana Xavier), almocem na cantina da Escola, pagando € 2,50 por cada refeição (no caso de surgir mais alguém para almoçar, a Escola será avisada atempadamente).

Ana Xavier / Direcção Regional de Educação do Norte / Rua António Carneiro, nº 8 /