O curso Técnico Profissional Superior (TeSP) em Gerontologia estabelece-se como um percurso de qualificação de nível 5 estruturado em torno de um perfil de competências em coerente continuidade evolutiva com percursos de nível 4 definidos como prioritários para a definição de ofertas formativas de nível 5, nomeadamente com os cursos de Técnico/a de Apoio Familiar e Apoio à Comunidade e de Técnico/a Auxiliar de Saúde, mas também com os cursos de Técnico/a de Apoio Psicossocial e de Animador/a Sociocultural.
O perfil profissional orientador deste TeSP aprofunda, alarga e complexifica o conjunto de competências desses profissionais de forma específica para o apoio multidimensional gerontológico, preparando um corpo de profissionais qualificado para lidar de forma integrada e especializada com a diversidade de contextos e necessidades das pessoas idosas e dos serviços orientados para a intervenção em gerontologia.
Uma das dimensões mais evidenciadas no plano de formação é a que lida com os aspetos humanos, técnicos e socioeconómicos da utilização da tecnologia no diia a dia dos idosos. A UC de gerontecnologia destina-se a:
Conhecer os principais produtos de apoio e serviços disponíveis para os diversos domínios de vida de pessoas com necessidades
especiais.
Compreender o papel que desempenham no cuidado com os idosos, e o modo como podem afetar o seu ambiente social e
cognitivo.
Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de soluções de apoio baseadas em tecnologia.
Módulo 1 # Introdução
1 Conceitos básicos: Elementos de gerontecnologia, história e definições, fundamentação teórica, e objetivos da gerontotecnologia
1.2 As tecnologias de Apoio / Produtos de apoio: classificação e contextos
1.3 Desenho Universal: Princípios e aplicação do desenho para todos
Módulo 2: Componentes Humanas
2.1 Destinatários, necessidades, interesses, competências.
2.2 Aceitação e empowerment. Autonomia e autodeterminação
2.3. Processos de avaliação funcional
Módulo 3: Componentes técnicas
3.1 Locomoção e transporte
3.2 Saúde e Medicina
3.3 Casa, trabalho, e ambientes de lazer;
3.4 Informação e comunicação
3.5 Projeto de produto
Módulo 4: Componentes socioeconómicas
4.1 Macro-gerontecnologia, ética,e economia,
4.2 Tecnologia orientada para o consumidor
4.3 Fornecedores de produtos de apoio
4.4 Legislação