Parcerias

APPC Casa da Maceda

 Centro de Actividades Ocupacionais Casa da Maceda – Protocolo para utilização de  produtos de apoio para a comunicação e escrita para a população com paralisia cerebral e doenças neurológicas.

A APPC, através do seu serviço de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Unidade Orgânica Maceda, propõe-se a apoiar a concretização do projeto NAID, das seguintes formas:
1. Organizar o grupo de clientes que participa na atividade de jornal, de modo a que estes possam desenvolver a atividade nas instalações da ESE – NAID duas vezes por semana (2º feira e 5ª feira das 10h00 às 12h00);
2. Conceder localmente o apoio técnico e logístico, nomeadamente através do apoio dos recursos humanos próprios, necessários à concretização da atividade;
3. Disponibilizar o questionário para avaliação da satisfação das partes interessadas (parceiros).

A ESE propõe-se a:
1. Disponibilizar à APPC a sala da NAID com os respetivos equipamentos informáticos e produtos de apoio necessários à realização da atividade de jornal;
2. Auxiliar na construção do site do jornal “O Pingas”, através da colaboração do Prof. Rui Teles;
3. Remeter à APPC o questionário de avaliação da satisfação das partes interessadas (parceiros) devidamente preenchido.

UDA do C. Social e Paroquial de Alfena (2009)

A parceria entre a UDA (Unidade de Deficiência do Centro Social e Paroquial de Alfena) e o NAID nasceu a 11 de Novembro de 2009, tendo sido criado um projecto. Este projecto tem como objectivos:

  • Fomentar a participação social dos clientes da UDA num novo contexto, possibilitando a experimentação de variadíssimas tecnologias de apoio que contribuem para o desenvolvimento e concretização dos seus Planos Individuais (PI´s);
  • Proporcionar o desenvolvimento de relações interpessoais dos clientes da UDA, através do acesso a novos recursos e canais de informação (softwares, tecnologias aumentativas e alternativas de comunicação, internet, redes sociais, entre outras);
  • Possibilitar avaliações técnicas personalizadas no domínio das Tecnologias de Apoio aos clientes da UDA, pois o NAID apresenta uma grande variedade e disponibilidade de tecnologias de apoio. Estas avaliações técnicas no NAID vão permitir o aconselhamento em tecnologias específicas para efeitos de prescrição de ajudas técnicas/produtos de apoio, visando atingir uma maior autonomia por parte dos clientes da UDA;
  • Promover o acesso aos serviços da comunidade, através da exploração da internet, contribuindo para a verdadeira inclusão na sociedade e empoderamento dos clientes da UDA;
  • Criar meios de divulgação da UDA (elaboração de um jornal da UDA, participar da página do NAID, do jornal Voz de Alfena, blogs, entre outros);
  • Potenciar um trabalho de cooperação entre a UDA e o NAID num projecto que pretende contribuir para o aumento de conhecimento no âmbito das práticas inclusivas, através da troca de experiências entre profissionais e no apoio prestado aos jovens portadores de deficiência, no sentido de promover a sua participação social. A UDA estrutura actividades, mediante os objectivos a atingir, contanto com o número total de quatro clientes. Contudo, esta experiência já foi e pode ser alargada a mais clientes.