D. Visual
O NAID promove uma abordagem integrada que conjuga a utilização de recursos tiflotecnológicos com a aquisição de competências específicas através de:
Avaliação visual e funcional e aconselhamento em tecnologias específicas para efeitos de prescrição;
Ensino da leitura e escrita do Braille bem como das suas diversas grafias e domínios de aplicação;
Treino e formação em programas de leitura de ecrã, software de ampliação de caracteres, linhas Braille e impressora Braille e acesso à informação;
Treino de orientação, mobilidade e actividades de vida diária;
Adaptação de materiais pedagógicos (digitalização. impressão em Braille, construção de materiais alternativos em formato audio, relevo, etc).
Recursos:
– Computadores equipados com leitor de ecrã com voz em português e linha braille, software de ampliação de caracteres e de transcrição de texto em Braille;
– Impressora Braille, e laser para preparação de documentos e concepção de relevos;
– Scanner, software de reconhecimento de caracteres e leitor de documentos (OCR);
– Máquina para produção de relevos, máquinas Braille manuais (Perkins) e electrónicas (Mountbaten);
– Cubarítmos, calculadoras electrónicas, lupas de mão, electrónicas e Lupa TV.
D. Auditiva
Em articulação com o Centro de Recursos em Conhecimento da ESE/IPP e com o Departamento de Ensino Especial (Curso de Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa) o NAID disponibiliza recursos multimédia de apoio ao ensino e aprendizagem em LGP e acesso à informação sobre a cultura da comunidade surda.
Recursos:
– Computadores com câmaras, impressora e scanner;
– Programas para edição de imagem e filmes;
– Televisor e vídeo / CD / máquinas fotográficas digitais;
– Projector multimédia e Retroprojector;
– Quadro interactivo (Smartboard);
– Telefone com serviço de mensagens curtas (sms);
– Sistema de vídeo-conferência;
– Software educativo;
– Dicionários e livros de apoio ao ensino do português escrito.
D. Neuromotora e Multideficiência
O acesso ao computador (e consequentemente a possibilidade de comunicar e aprender) é um dos principais desafios que se colocam aos portadores de deficiência motora e multi-deficiência. A avaliação personalizada na busca de soluções eficazes de acessibilidade, representa um primeiro passo no sentido de uma verdadeira inclusão digital e social desses alunos e uma das atribuições do Núcleo, identificando não só os aspectos puramente tecnológicos, mas também os aspectos relacionados com os factores humanos e socioeconómicos.
Recursos:
– Interfaces de controlo (manípulos, joystick, track ball) e emuladores de rato ecrãs tácteis, ponteiros de cabeça e de boca, etc;
– Teclados alternativos (expandidos, reduzidos) e emuladores de teclados;
– Sistemas de controlo pelo olhar (Trekker, Magic Key, Headdev);
– Software educativo para treino específico de competências em linguagem aumentativa/alternativa, desenvovimento de capacidades cognitivas, etc Recursos e materiais pedagógicos.