Aplicativos para pessoas com deficiências
Pocket – App para ler livros. Esta aplicação permite ler E-books através do smartphone ou do tablet facilitando a sua utilização por pessoas cegas.
TelepatiX – App para comunicação próxima disponível no Google Play. Esta permite comunicação através de poucos movimentos e escrever e vocalizar frases com o menos movimento possível escolhendo as letras do alfabeto por varredura na tela de qualquer telemóvel ou tablet Android.
Pessoas com limitações de movimento severas podem comunicar com as pessoas ao redor usando o TelepatiX. O aplicativo é inteligente, completa palavras e frases e aprende sozinho o seu vocabulário frequente. Qualquer movimento voluntário é o suficiente.
Para comunicar usando o TelepatiX é preciso apenas tocar levemente qualquer ponto da tela do smartphone ou tablet, se isso não for possível não tem problema, em vez de tocar a tela basta usar o detector de piscadelas a-blinX.Vídeo de utilização.
Seeing AI – Este é um aplicativo incrível que tem ajudado imenso a mudar a vida de pessoas cegas ou com alguma deficiência visual. Usando o poder da Inteligência Artificial, o Seeing AI oferece soluções inteligentes para facilitar a vida de pessoas com algum problema de visão. Com a ajuda da aplicação estas pessoas estão a começar a ter mais facilidade para entender o que está a acontecer ao seu redor. É uma aplicação gratuita que usa inteligência artificial para descrever o mundo à volta do utilizador incluindo outras pessoas. A câmara do telemóvel serve para dizer ao utilizador a distância a que está de outras pessoas, bem como para dar uma estimativa da idade, o nome (se o aparelho reconhecer a pessoa a partir de fotografias), e uma descrição da expressão facial. Apenas disponível para iOS.
Be My Eyes – Este aplicativo permite que qualquer pessoa possa emprestar a sua visão por alguns minutos. É gratuito e funciona como um sistema de câmera que conecta deficientes visuais com voluntários e permite que por meio da fala e da imagem, problemas sejam resolvidos facilmente, como por exemplo identificar locais, fotos, o que diz numa placa ou a data de validade de um produto.
Wheelmap – O Wheelmap é um aplicativo que auxilia a encontrar lugares com acessibilidades já visitados por outras pessoas com deficiência. Nele é possível informar se o local tem acessibilidade para pessoas em cadeira-de-rodas, ou, quais problemas tem. É uma troca de informações útil e colaborativa. Atualmente, quase 600.000 lugares públicos com acessibilidade em todo o mundo podem ser encontrados no Wheelmap. Está disponível em 22 idiomas e tem versões para Android, iOS e web.
BlindTool – Criado pelo cientista de computação Joseph Cohen, pesquisador da Universidade de Massachusetts, o aplicativo reconhece objetos. Funciona da seguinte maneira: o utilizador deve apontar o telemóvel para a sua área em redor até senti-lo vibrar. Isso significa que o aplicativo detetou um objeto reconhecível e pode verbalizar qual é. Essa leitura de objetos tridimensionais é feita por uma rede neural artificial capaz de relacionar o que está diante da câmera do aparelho com imagens armazenadas numa base de dados, procurando semelhanças. O sistema está sujeito a erros mas é programado para descrever o objeto apenas se há possibilidade de pelo menos 30% de acerto. O BilndTool é gratuito e está disponível para sistema Android no Google Play.
Color ID – Disponível para iPhone e Android, é capaz de reconhecer os mais variados tons de cores e verbalizar (em inglês) com o utilizador. Pode ajudar pessoas com baixa visão a descobrir, por exemplo, a cor da roupa que pretende usar ou se uma fruta ainda não está madura.
IBrailler Notes – Aplicativo que permite digitar anotações na tela do iPad ou iPhone e compartilhá-las diretamente em braile. Basta posicionar os dedos sobre a tela que teclas dinâmicas aparecem, melhorando o conforto do utilizador.
Ariadne GPS – O GPS especialmente desenvolvido para cegos ajuda a saber onde a pessoa está e a seguir rotas. O utilizador passa o dedo sobre o mapa e o aplicativo verbaliza onde ele está e oferece as coordenadas para chegar ao destino. O telemóvel vibra caso seja preciso atravessar um cruzamento e também sinaliza as paragens dos autocarros. Disponível em vários idiomas para IPhone.
LightDetector – App que informa sobre a luminosidade do espaço, permitindo assim que os utilizadores cegos percebam se as lâmpadas estão ligadas ou ainda se as cortinas estão por fechar. Esta aplicação transforma luminosidade em som, ou seja, quanto mais perto a câmara do telemóvel estiver da luz, mais alto o som, quanto mais longe estiver, mais baixo o som.
Para fazer a pesquisa desta aplicação esta aplicação é necessário colocar o local da mesma todo junto, neste caso, “lightdetector”.
CamFind – Com esta aplicação os utilizadores adquirem a capacidade de conseguir saber qual o objeto que se encontra à sua frente através da focagem da câmara do seu telemóvel no mesmo.
Blindsquare – Este é o aplicativo GPS mais popular do mundo desenvolvido para cegos e deficientes visuais. Este descreve o ambiente, anuncia pontos de interesse e interseções de ruas enquanto o utilizador viaja. É uma solução poderosa que fornece a maior parte das informações que pessoas cegas e deficientes visuais precisam para viajar de forma independente. Esta aplicação utiliza informações do Foursquare para mostrar bares, lojas e outros lugares da região onde se encontra o utilizador. Todos os locais são citados pelo telemóvel, começando pelos mais populares. Apenas disponível em iOS.
Digit-Eyes – Este é um aplicativo para iPhone e browser que faz o scan de códigos de barras de produtos e “fala” detalhes acerca dos mesmos como por exemplo marca e ingredientes que o compõem. Esta app é projetada para pessoas com deficiência visual ou que tenham problemas para identificar produtos.
MyTherapy – Aplicativo de saúde de lembretes de medicação que também é acessível para pessoas com deficiência visual. É considerada uma app simples e acessível a todos e é compatível com VoiceOver e TalkBack.
WhatsCine – Esta aplicação torna o cinema acessível porque permite que as pessoas cegas escutem a audiodescrição do filme sem interferir com o áudio de outros espectadores. Permite aos surdos ver legendas e língua gestual através de óculos especiais ou no seu smartphone. Graças a esta possibilidade é incentivada a inclusão, o lazer compartilhado e o acesso para todos para a igualdade de cultura. O aplicativo também permite a transmissão de publicidade interativa pela sala facilitando a promoção de futuros filmes e ofertas especiais relacionadas à sala e/ou aos seus patrocinadores. Agora também para televisão ou elementos audiovisuais na internet. Disponível para iOS e Android.
Guiaderodas – Esta aplicação foi premiada pela ONU como a melhor solução digital inclusiva no mundo! O guiaderodas é um guia colaborativo destinado à avaliação e consulta de lugares acessíveis para pessoas com dificuldade de locomoção. Através de uma avaliação de no máximo 30 segundos e com uma abordagem jovem e otimista, o guiaderodas tem como objetivo promover a importância do tema e estimular todas as pessoas, com dificuldade de locomoção ou não, a avaliar a acessibilidade de diversos estabelecimentos. Disponível para iOS e Android.
Spread the Sign – O Spread The Sign é uma aplicação para acessibilidade que traduz a mesma palavra para diferentes línguas gestuais existentes através de vídeos. É o maior dicionário de Línguas Gestuais do Mundo, com mais de duzentos mil gestos! Escrevendo uma palavra é possível ver a tradução em 26 idiomas de sinais. Inclui a Língua Gestual Alemã, Americana, Austríaca, Brasileira, Bielorussa, Búlgara, Checa, Chinesa, Espanhola, Estoniana, Francesa, Indiana, Inglesa, Islandesa, Italiana, Japonesa, Letã, Lituana, Polaca, Portuguesa, Romena, Russa, Sueca, Turca, Ucraniana e Gestuno (Língua de Sinais Internacional). Disponível em iOS e Android.
Hand Talk – Esta app traduz texto e voz para a língua de sinais brasileira (Libras) em smartphones, tablets e também nos sites na internet. A aplicação Hand Talk é um tradutor de bolso que é usado como um recurso de tradução para Libras, estreitando laços entre surdos e ouvintes. A app conta com a ajuda do Hugo, que além de traduzir conteúdos para Língua de Sinais também está presente numa sessão educativa chamada Hugo Ensina, com uma série de vídeos que ensinam a crianças e adultos expressões e sinais em Libras. Muito mais do que um tradutor, o Hugo está a aproximar pessoas através da tecnologia e da comunicação, sendo usado nos mais diversos ambientes. Disponível para iOS e Android.
Biomob – Esta aplicação faz o mapeamento das cidades e traz avaliações de restaurantes, bares, teatros, hotéis, praças, museus e tantos outros lugares na questão de acessibilidade. Na última versão existem mais de 1.000 endereços avaliados. Agora é possível saber onde há rampas, cardápios em braile, casa de banho adaptadas, intérpretes de LIBRAS, vagas exclusivas de idosos e outros itens importantes. O utilizador também pode fazer a sua própria avaliação e fotos, auxiliando os outros utilizadores de forma colaborativa. No Biomob, através de notas de 0 a 5, cada endereço é classificado sendo acompanhado por fotos e comentários sobre os itens de acessibilidade. Disponível para iOS e Android.
CittaMobi Acessibilidade – as pessoas cegas utilizam o CittaMobi Acessibilidade através de um tablete ou smartphone. Este funciona para saber qual e quando pegar o autocarro correto. As pessoas já não precisam de estar no ponto certo para saber que horas o autocarro vai passar. Com esta aplicação é fácil fazer a programação diária seja para ir para o trabalho, para casa ou para qualquer outro local. Com o CittaMobi Acessibilidade é possível consultar a previsão de chegada do autocarro que se espera em tempo real. Através de apenas um toque é possível visualizar em quanto tempo o autocarro chega ao ponto de preferência baseado na localização atual do autocarro. Disponível para iOS e Android. Apenas funciona no Brasil.V
Enable Viacam – Enable Viacam é uma aplicação ou programa para PC que possibilita controlar o movimento do rato com a webcam através de movimentos feitos com a cabeça. Depois de instalado é necessário calibrar a sensibilidade do reconhecimento facial. Através do programa o utilizador poderá controlar completamente o cursor do rato, habilitar o teclado virtual padrão do sistema, posicionar a barra de deslocamento da tela e abrir e fechar programas. A sensibilidade dos movimentos pode ser ajustada conforme a necessidade e redefinida sempre que for necessário.
LetMeTalk – a comunicação através desta aplicação acontece a partir de toques em imagens apresentadas no ecrã no smartphone ou tablet. Esta é uma app grátis de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) que apoia a comunicação em todas as áreas da vida e assim fornece uma voz a quem o usar. LetMeTalk permite alinhar imagens de forma a que o seu conjunto consista em frases com significado. A base de dados do LetMeTalk contém mais de 9000 imagens fáceis de compreender. Adicionalmente é possível incluir outras imagens a partir do dispositivo ou tirar fotografias.
Prizmo Go – é uma aplicação que é possível, através da câmara do equipamento ou dispositivo, fazer uma Captura Instantânea de Texto que fica disponível no ecrã podendo ser lido pela voz utilizada pelo seu equipamento ou ainda usando a voz da própria App. Disponível para iOS e Android.
Lazarillo – Um GPS que lhe vai dando informação do que o rodeia desde locais de saúde, restaurantes, mercados, etc. Disponível em iOS e Android.
Winzip – Programa para aceder a ficheiros com o formato “rar” “7z” ou ainda “zip”. Disponível em iOS e Android.
Aplicações de leitura de dinheiro – existem várias e diversificadas aplicações de leitura de dinheiro para vários tipos de moeda. Estes funcionam através da câmara do dispositivo que tem de ser apontada para a nota em questão e, depois, a aplicação diz qual a nota que foi vista na câmara.