Projeto Erasmus Helsinquia (Finland)

 

Relat Erasmus

  • Instituição de Acolhimento* e objectivos da missão
  • Communication and Technology Centre Tikoteekki
  • Finnish Association on Intellectual and Developmental Disabilities (FAIDD)

Objectivos:

  • Observação e aquisição de competências específicas no domínio da utilização das TIC em contextos de educação especial.
  • Desenvolvimento de competências de gestão de Centros de Reabilitação e Apoio à Deficiência (no âmbito das actividades desenvolvidas no Núcleo de Apoio a Inclusão Digital).
  • Aquisição de novos conhecimentos em Ajudas Técnicas e Tecnologias de Apoio.

 

Temáticas a abordar

  •  
  • Organização de um Centro de Reabilitação e Tecnologias de Apoio
  • Estratégias de remediação para crianças portadoras de deficiência, na utilização de hardware e software específico para a deficiência
  • Novos avanços tecnológicos em Ajudas Técnicas e Tecnologias de Apoio

 Final do 1º Semestre do ano lectivo 2008/2009

 

Oficio justificativo mobilidade

Contexto

O Núcleo de Apoio a Inclusão Digital dedica-se a actividades de formação, apoio e investigação na área das tecnologias de apoio (tecnologias aplicadas a pessoas com deficiência e/ou incapacidade) e da inclusão digital. No âmbito da sua actividade foram contactadas diversas instituições com vista ao estabelecimento de protocolos ou parcerias  que possibilitem a troca de experiências e o desenvolvimento profissional dos técnicos envolvidos.

A Finlândia, enquanto país de excelência no que diz respeito ao desenvolvimento e nível de literacia tecnológica  foi, desde cedo uma opção prioritária na escolha dessas instituições, e após alguns contactos, foram trocadas diversas mensagens que asseguraram a possibilidade de deslocação do coordenador do NAID a um Centro de Recursos Finlandês com excelentes referências internacionais,

Assim, e  no âmbito do Programa de Mobilidade Especial de Pessoal docente para Formação (LPP/Erasmus) foi escolhida como  instituição acolhedora, o  Communication and Technology Centre Tikoteekki,, sedeado em Hesínquia e pertencente à  Finnish Association on Intellectual and Developmental Disabilities (FAIDD) com experiência na utilização de tecnologias de apoio em escolas nacionais.

A Dra Eija Roisko, coordenadora da instituição, manifestou total disponibilidade para a recepção do coordenador do NAID e foram ajustadas as datas de visita ao Centro Tikotekki, bem como a outros Centros, ao longo dos 4 dias de mobilidade proporcionados pelo programa Erasmus.

O Programa teve como objectivos:

  • Observação e aquisição de competências específicas no domínio da utilização das TIC em contextos de educação especial.
  • Desenvolvimento de competências de gestão de Centros de Reabilitação e Apoio à Deficiência (no âmbito das actividades desenvolvidas no Núcleo de Apoio a Inclusão Digital).
  • Aquisição de novos conhecimentos em Ajudas Técnicas e Tecnologias de Apoio.

Temáticas a abordar

  • Organização de um Centro de Reabilitação e Tecnologias de Apoio
  • Estratégias de remediação para crianças portadoras de deficiência, na utilização de hardware e software específico para a deficiência
  • Novos avanços tecnológicos em Ajudas Técnicas e Tecnologias de Apoio

Período de Formação: 1 a 4 de Abril de 2009

 

Roteiro de Actividades

Dia: 01.04.09

Actividade: Visita ao Centro de Recursos Tikoteekki

Tietotekniikka- ja kommunikaatiokeskus Tikoteekki

Finnish Association on Intellectual and Developmental Disabilities (FAIDD)

Kehitysvammaliitto ry  – Viljatie 4 B 2 krs.  – 00700 Helsinki

http://papunet.net/tikoteekki/

O dia 1 de Abril foi totalmente preenchido com a visita ao Centro Tikoteekki, com o qual foi inicialmente protocolada a visita, em Junho de 2008. O Centro Tikoteekki é um Na ausência da coordenadora (Eija Roisko) a recepção foi feita pela  Dra Marina Green-Jarvinen que fez uma exposição do trabalho desenvolvido pelo Centro e das suas principais atribuições.

Marina Green-Jarvinen

Foi também feita uma apresentação pelo Eng. Jari Vaisanen mais focalizada nos diversos tipos de tecnologias aplicadas à deficiência, com especial ênfase para a utilização de Tablet PCs.

O Centro está excelentemente equipado, possuindo uma forte componente de comunicação alternativa e aumentativa, baseada em baixa e alta tecnologia. Os diversos recursos técnico-pedagógicos encontram-se à disposição dos professores de educação especial de todo o distrito de Helsínquia (sob empréstimo), existindo planos específicos de formação e apoio proporcionados pelos seus técnicos mas custeados pelas Escolas.

O longo período de troca de impressões com os diversos profissinais da instituição permitiu perceber as diferenças que existem entre os dois países, quer em termos de inovação e conhecimento tecnológico, quer em termos de metodologias de formação em tecnologias de apoio. O centro forneceu indicadores preciosos relativos a outras instituições finlandesas e deu contactos para visitas posteriores.

 

Dia: 02.04.09

Actividade: Visita ao Centro de Recursos Pedagógicos SPERES

SPERES – Kajsaniemigatan 3 B 13
00100 Helsingfors

O Centro de Recursos Pedagógicos SPERES não está direccionado especificamente para as tecnologias de apoio mas suporta directamente ( e financia) as escolas de referência dedicadas a crianças com deficiência da comunidade sueca (a Finlândia possui cerca de 6% da população cuja língua é o sueco)

Annina Jansson, coordenadora do Centro expôs com clareza o modo de funcionamento do sistema supletivo de atribuição de ajudas técnicas a crianças com deficiência e também o modo como o estado finlandês apoia as famílias de crianças com necessidades especiais. Ela própria organizou os contactos subsequentes de escolas a visitar.

 

Actividade: Visita a Zacharias Topeliusskolan

Stenbäcksgatan 14

http://www.toppan.edu.hel.fi/

Carita Glasgow

A Zacharias Topeliusskolan é uma escola do ensino regular com uma unidade de apoio a crianças com autismo e outras problemáticas, que trabalha em regime de “semi-inclusão”. É frequentada apenas por membros da comunidade sueca, mas é financiada pelo governo finlandês e segue todos os requisitos das escolas estatais.

Os seus técnicos de educação especial (praticamente um para cada criança com NEE) desenvolvem um excelente trabalho, sobretudo na utilização de diversos tipos de comunicação alternativa e aumentativa, com recurso a tecnologias e ajudas técnicas. A visita permitiu observar metodoloias de trabalho e, acima de tudo, o vasto parque tecnológico à disposição dos profissionais.

 

 

 

 

A directora da Escola, Carita Glasgow tem participado em programas Comenius no âmbito da Educação Especial e manifestou especial interesse em promover um destes programas com a ESE num futuro próximo.

 

Dia: 03.04.09

Actividade: Visita à Svenska Skolan för synskadade

The Swedish School for Visually Impaired

Edelfeltsvagen 13

Heidi Hindqvist foi a anfitriã, na sequência de um pedido expresso por Annina Jannsson do Centro SPERES, que coordena as actividades destes professores de educação especial.

A Svenska Skolan för synskadade é uma pequena escola para alunos cegos  da comunidade sueca na Finlândia, mas que também apresentam outros problemas, geralmente relacionados com atraso mental ou autismo associado.

Apesar de estar em vias de ser transferida para um edifício novo, mantém-se excelentemente equipada na área da tiflotecnologia e possui excelentes condições para a prática de diversas actividades pedagógicas adequadas a crianças cegas. O número de técnicos também aqui excedeu o número de crianças com necessidades especiais.

 

Durante o período da visita foram observados alguns equipamentos inexistentes em Portugal e discutidas metodologias de utilização de recursos comuns aos dois países, com especial relevo para a utilização de recursos áudio em formato Daisy, muito usado no norte da Europa e também em expansão em Portugal.

 


Dia. 04.04.09

Actividade: Visita ao Centro Ciência Viva Heureka

Tiedekeskussäätiö – POB166

FI-01301 VANTAA

http://www.heureka.fi/

Apesar de não estar programada, a visita ao Centro de Ciência Viva Eureka revestiu-se de especial significado, numa perspectiva de recolha de informação muito valiosa das potencialidades das tecnologias no ensino e aprendizagem e até de “brainstorming” para a eventual criação de um parque com os mesmos objectivos na Escola Superior de Educação.

As soluções tecnológicas apresentadas, a sua organização e potencial atractivo foram fonte de ideias que serão agora discutidas com colegas da especialidade e motor de prospecção de apoios financeiros ou institucionais para a sua concretização.

Foram observadas excelentes ideias para a aquisição de competências na área da educação ambiental, educação para a saúde e para aprendizagem das ciências que teriam certamente um impacto significativo unto das nossas escolas e que serão agora sistematizadas num dossier a apresentar à direcção da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

 

 

Conclusão

As visitas aqui descritas e que foram proporcionadas pelo Programa de Formação LPP/Erasmus permitiram, para além do enriquecimento cultural inerente à filosofia do próprio programa, contrapor duas realidades bem distintas em certos aspectos ( e bem iguais em tantos outros) no que respeita ao panorama das tecnologias de apoio ou direccionadas para a aprendizagem em Portugal e na Finlândia.

As diferenças culturais são evidentes, mas acima de tudo o que ficou mais evidente foi a qualidade e quantidade de recursos existentes (humanos e materiais) nas instituições visitadas que advém, como se sabe, do potencial económico de um país caracterizado precisamente pelo seu nível de competência e literacia.

 

 

IDENTIFICAÇÃO DO PESSOAL (LEGIVEL)

Nome: RUI FERNANDO MAIA OLIVA TELES Género (F/M) M
Contacto E-mail : rteles@ese.ipp.pt
Outros Contactos: Núcleo de Apoio a Inclusão Digital (naid@ese.ipp.pt)
Universidade de Origem: INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO DEPTº/ESCOLA: ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
Área de trabalho (sector económico): Código do Sector _
Categoria: Professor Adjunto
PERÍODO DE FORMAÇÃO NO ESTRANGEIRO
Entidade de acolhimento: Communication and Technology Centre Tikoteekki – Finnish Association on Intellectual and Developmental Disabilities (FAIDD) – Outras
Área de Formação efectuada: Tecnologias de Apoio Código do Sector
Duração do período de Formação. De: 01/04/09 a: 04/04/09 N.º de semanas _______ Total horas¬_________
Língua da Formação: Inglês

1. PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA MOBILIDADE ERASMUS
Por favor, descreva como foi organizado o seu período de Ensino ERASMUS, designadamente:
1.1.Contactos preliminares com a instituição de acolhimento (quem, porque motivo, como?)

Os contactos preliminares com a instituição de acolhimento foram iniciados em Junho de 2008 com Ilkka Heikkinen (IT Assistant) do Centro Tikoteekki, na sequência de processos de recolha sistemática de informação relativa a instituições congéneres ao NAID da Escola Superior de Educação e com trabalho desenvolvido na área das tecnologias de apoio (ajudas técnicas para pessoas com deficiência e/ou incapacidade).

Apesar de esta ser uma área directamente ligada ao Dep. De Tecnologias Educativas, todos os contactos foram desencadeados através do coordenador do NAID e resultaram de uma necessidade premente de visitar instituições que fossem referência no campo das tecnologias de apoio e da inclusão digital. Sendo conhecido o elevado nível de proficiência e literacia tecnológica na Finlândia, este foi o país mais procurado para o programa de mobilidade em causa.

1.2. O Departamento já realizava anteriormente actividades de cooperação ERASMUS?

Foi a primeira actividade de cooperação realizada pelo Departamento de Tecnologias Educativas e que surgiu na sequência de um pedido expresso feito ao Gabinete de Relações Internacionais da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

1.3. Preparação do período de Formação no estrangeiro (preparação linguística, produção de materiais de ensino, etc)

Não foi necessário efectuar actividades de preparação da visita, na medida em que o docente em mobilidade é fluente na língua de trabalho e o respectivo programa não incluiu actividades de docência ou treino, mas sim troca de experiências e discussão da problemática da inclusão através das tecnologias nos dois países.

2. PLANO DE FORMAÇÃO

Por favor, descreva sucintamente os conteúdos e actividades do Plano de Formação proposto, mencionando:
2.1. Visitas, formação, trabalho em equipa, etc.

O plano de trabalho teve como objectivos:
1. Observação e aquisição de competências específicas no domínio da utilização das TIC em contextos de educação especial.
2. Desenvolvimento de competências de gestão de Centros de Reabilitação e Apoio à Deficiência (no âmbito das actividades desenvolvidas no Núcleo de Apoio a Inclusão Digital).
3. Aquisição de novos conhecimentos em Ajudas Técnicas e Tecnologias de Apoio.
Os objectivos foram integralmente alcançados através do contacto com os mais variados técnicos e responsáveis por Centros e Escolas de Educação especial nos quais a utilização de tecnologias de apoio é uma prática diária. As actividades foram distribuídas por 4 dias consecutivos do seguinte modo:

Dia: 01.04.09
Actividade: Visita ao Centro de Recursos Tikoteekki
Finnish Association on Intellectual and Developmental Disabilities (FAIDD)
Tietotekniikka- ja kommunikaatiokeskus Tikoteekki – Kehitysvammaliitto ry
Viljatie 4 B 2 krs. – 00700 Helsinki – http://papunet.net/tikoteekki/

Dia: 02.04.09
Actividade: Visita ao Centro de Recursos Pedagógicos SPERES
Kajsaniemigatan 3 B 13 – 00100 Helsingfors
Contacto : Annina Jansson

Actividade: Visita a Escola Zacharias Topeliusskolan
Stenbäcksgatan 14 – http://www.toppan.edu.hel.fi/
Contacto: Carita Glasgow

Dia: 03.04.09
Actividade: Visita ao Centro de Recursos para Invisuais Svenska Skolan för synskadade
The Swedish School for Visually Impaired
Edelfeltsvagen 13
Contacto: Heidi Hindqvist

Dia: 04.04.09
Actividade: Visita ao Centro Tecnológico Heureka
Tiedekeskussäätiö – POB166 – FI-01301 VANTAA
http://www.heureka.fi/

2.2. Actividades Individuais vs. Multi-parceiros

As actividades individuais estão enunciadas no relatório descritivo em anexo

2.3. Nível de integração na instituição de acolhimento

O nível de integração foi excelente em todas as instituições visitadas. Não surgiu qualquer tipo de problema linguístico, na medida em que, na Finlândia a quase generalidade dos cidadãos é fluente na língua inglesa, o que permitiu um diálogo enriquecedor e sem constrangimentos. Todas as instituições foram receptivas à visita de um docente do sul da Europa .

2.4. Outras actividades desenvolvidas / realizadas na instituição de acolhimento

Foram também realizadas actividades de prospecção para a criação de um parque tecnológico (Centro Ciência Viva) a partir da experiência do Centro Heureka, tendo a visita sido amplamente documentada com vista à elaboração de um dossier/proposta temático a apresentar à direcção da Escola Superior de Educação.(Ver anexo)

 

 

 

 

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