Projeto Escolinhas

A Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto forma docentes para todo o Ensino Básico e Educadores de Infância desde 1985. Mais recentemente, no âmbito do processo de reforma do Ensino Superior, conhecido como “Processo de Bolonha”, renovou toda a oferta formativa, sem contudo perder a sua identidade como escola de formação de educadores, professores e outros agentes educativos. A ESE/IPP oferece licenciaturas em Ciências do Desporto, Educação Básica (1º ciclo de estudos para a formação de educadores de infância e professores do ensino Básico), Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica, Línguas e Culturas Estrangeiras, Educação Social, Gestão do Património Artístico e Cultural e Tradução e Interpretação da Língua Gestual Portuguesa. Está, por isso ligada a todos os projectos que se relacionam com a formação de professores e com os contextos em que estes exercem a sua actividade, tendo no seu historial uma vasta experiência de participação em parcerias de âmbito técnico-pedagógico, com especial relevo para o Ensino Básico. Uma equipa diversificada de docentes e técnicos planifica e desenvolve estratégias e actividades baseadas nas TIC, como resposta educativa adequada à inclusão digital e à participação na sociedade da informação.
Operacionalização

 Proposta ESE Porto

Divulgação EB 2/3 de Cristelo

Dar aos jovens uma vivência mais próxima das dificuldades sentidas todos os dias pelas pessoas portadoras de deficiência foi o objectivo das actividades promovidas pela Escola EB2,3 de Cristelo, no passado dia 7 de Dezembro. Vários convidados deficientes mostraram, com o seu exemplo, que apesar de diferentes são capazes de levar uma vida normal. O NAID fez-se representar pelo Jorge Leite

jornal PP

Formação MOUNTBATEN (Eletrosertec)

O Núcleo de Apoio à Inclusão Digital  realizou, no passado dia 16 de Abril, um workshop temático direccionado para pessoas com deficiência visual sobre as potencialidades do  software Supernova e da máquina Braille eléctrica Mountbatten,  conjuntamente com a Electrosertec, empresa importadora oficial destes produtos em Portugal. O workshop realizou-se na sala de exposições da ESE durante todo o dia e contou com a presença de cerca de meia centena de pessoas, que tomaram conhecimento da nova versão do Supernova, programa  que permite fazer a ampliação e leitura de ecrã, além de permitir o acesso a Braille com a utilização de um terminal próprio.

Neste workshop, os participantes tiveram também oportunidade de experimentar a nova  Mountbatten,  uma máquina eléctrica de Braille muito sofisticada que permite escrever, imprimir e realizar trocas de ficheiros com o computador. Foram também reveladas as potencialidades da Mountbatten com a utilização do Mimic, aparelho que permite acompanhar “a negro” (em escrita normal) que o utilizador da Mountbatten está a escrever em Braille, em tempo real ou numa fase posterior.

Os participantes deram, no final, um feedback muito positivo dos resultados deste workshop, quer em termos de organização, quer no que respaita à relevância da informação transmitida, ecos que fazem com que o NAID se sinta cada vez mais motivado no seu trabalho pela inclusão digital de pessoas com necessidades especiais.

WORKSHOP NO DIA 16

Seminário DREN Ajutec 2007

AJUTEC – Exponor (cnvite da DREN)

Apresentação do NAID (Apresentação NAID )

Mesa com Serafim Queiros. Foi feita uma ligação em direto com uma aluna internada para testar as capacidades da Teleaula. Presente o Dr. Paulo Dias

Conferência Inclusão Digital (Leiria)

Leiria: apreentação dos projetos financiados pela UMIC / Programa Acesso

Filme NAID 2007

Apresentação do NUCLEO DE APOIO A INCLUSÃO DIGITAL
Escola Superior de educação do Porto

Referência iD: iD078: Nucleo de Apoio à Inclusão Digital – ref. POSC: 234/4.3/C/NOR
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO I. POLITÉCNICO DO PORTO

Descrição:  Criação de uma sala totalmente equipada com ajudas técnicas / tecnologias de apoio para formação ou apoio personalizado.

Grupo-alvo: Cidadãos com necessidades especiais, com especial relevância para cegos ou amblíopes. O público alvo esta generalizado entre alunos do ensino superior, cidadãos com necessidade de (re)integração profissional ou crianças com NEE.

Resultados
Excelente feedback dedo pelos agentes educativos com os quais o NAID se relaciona, parceria com diversas entidades, formação em contexto para grupos desfavorecidos, apoio a diversas actividades de inclusão digital, suporte aos cursos de formação inicial da ESE do Porto, etc.

  • Lista de resultados já alcançados
    Resultado Data da sua finalização
    Serviço de digitalização de conteúdos académicos para os alunos cegos da ESE
    Acções de formação para cidadãos com deficiência visual
    Criação de um CD dicionário de Língua Gestual Portuguesa
    Estágios Profissionais (Acapo e CRPG)
    Referenciais de Formação para acções de formação em tecnologias de apoio para profissionais e utilizadores finais
    Formação em CBTIC a 3ª idadeAcapo (Braga), CRPG, associação Meigo Olhar, Agrupamentos de Escolas, etc

 

POSTER UMIC

Cinquenta projectos de Inclusão Digital facilitam integração de cidadãos com necessidades especiais

No início da próxima semana terá lugar a apresentação de resultados da iniciativa Inclusão Digital, que permitiu o desenvolvimento de quase cinquenta projectos que visam facilitar o acesso a informação e serviços por parte de cidadãos com necessidades especiais. Os projectos a apresentar envolveram mais de 250 profissionais e beneficiaram de um apoio financeiro de 3,6 milhões de euros para serem concretizados do Programa Operacional para a Sociedade do Conhecimento. A sua continuidade será assegurada pela integração em escolas e outros organismos públicos que passam, desta forma, a dispor de um conjunto de recursos que até agora não estavam disponíveis, explicou ao TeK Luís Magalhães, presidente da UMIC.
“Estes recursos permitem não só aproximar os cidadãos com necessidades especiais da Sociedade da Informação, como disponibilizar um conjunto de ajudas técnicas”, explica ainda o responsável da UMIC, que coordena o programa Acesso onde se insere a iniciativa. Os projectos desenvolvidos visaram o desenvolvimento de instrumentos para uma aprendizagem inclusiva, para o diagnóstico e reabilitação funcional, bem como metodologias de produção de informação acessível. Existem ainda projectos de ajudas técnicas de leitura, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência e a criação de Centros de Recursos para a Inclusão Digital em instituições do ensino superior, escolas de ensino básico e secundário e associações.
Na área da produção de informação acessível para o sistema de ensino destacamos a realização pelo Ministério da Educação de uma iniciativa que compreende um estúdio de gravação digital de livros falados. Esta medida é essencial à produção de livros escolares dirigidos a crianças cegas ou com dislexia. Na mesma área, o Ministério da Educação aproveitou a oportunidade de financiamento para apostar num novo software de transição de Braille . Mais focado no ensino superior concretizou-se um projecto de criação de uma biblioteca aberta. A medida reúne o esforço de 10 universidades e parte da infra-estrutura sem fios já existente nas escolas (e-U Campus Virtuais) para implementar um sistema de partilha de materiais acessíveis.
A conferência de apresentação de resultados destes e dos restantes projectos terá lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria ao longo da próxima segunda feira. Vai servir para mostrar produtos, serviços e metodologias de aplicação prática, para além de ser um veículo para a troca de boas práticas.
O programa Acesso existe desde 1996 e mantém activas um conjunto de outras iniciativas orientadas para a inclusão de cidadãos com necessidades especiais, como sejam o apoio à Rede Solidária, a manutenção de um catálogo de ajudas técnicas, etc.
No âmbito do trabalho desenvolvido nesta área a UMIC está aliás a coordenar o agendamento de uma conferência ministerial sobre Inclusão Digital, que se irá realizar durante a presidência portuguesa da União Europeia. O evento, que pretende fomentar a acção e a discussão nesta área, vai ter lugar nos dias 2 e 3 de Dezembro

Notícias Relacionadas:
2005-02-13 – Linha de financiamento à Inclusão Digital recebe 146 pré-candidaturas
2003-11-03 – UMIC disponibiliza kit Acesso/UMIC para programadores

2007-03-30 13:21:00
Casa dos Bits

Projetos