Divulgação

Apesar de serem consensualmente reconhecidas como um instrumento importante para a inclusão de pessoas com deficiência, as tecnologias/produtos de apoio são ainda muito pouco conhecidas do público em geral e, em particular, dos próprios professores e técnicos que lidam com pessoas com deficiência e/ou incapacidade. Desde 2005, o NAID desenvolve atividades de divulgação das TA junto de Escolas, Centros, IPSSs, comunidades e público em geral, como forma de direta ou indiretamente promover o seu uso e a melhoria de qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.

 

Alunos experimentam algumas das tecnologias disponíveis no centro

Divulgação de produtos de apoio junto das escolas e comunidade em geral


Articulação com outros projetos relacionados com a ESE


Parceria com fornecedores de produtos de apoio para divulgação junto de comunidades específicas

No sentido de divulgar e promover soluções tecnológicas que permitam compensar as dificuldades sentidas por estas pessoas na actividade e participação, organizamos diversos tipos de iniciativas junto dos mais diversos públicos, mas com especial ênfase na comunidade escolar.

Com muita regularidade são feitas sessões/workshops de demonstração de ajudas técnicas junto deprofessores de educação especial e organizadas sessões de apoio com crianças e docentes/monitores de Escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social. Respondemos a solicitações para acções de disseminação ou demonstração de boas práticas na área da inclusão digital e da acessibilidade.

Também importante tem sido o papel das diversas iniciativas desenvolvidas internamente, com vista à integração da temática da inclusão digital, quer nos cursos de formação inicial de professores, (futuros disseminadores de políticas mais inclusivas) quer em articulação com os estágios do curso de Educação Social, com o qual tem desenvolvido iniciativas interessantes de trabalho com as tecnologias.

Actividades:

  • Sessões de divulgação no NAID;
  • Cedência de instalações para divulgação de produtos de apoio;
  • Acções dinamizadas em escolas para a temática da inclusão (digital):
  • Cedência de equipamentos (empréstimo);
  • Organização de actividades de desporto adaptado (goalball, boccia,etc);
  • Divulgação de boas práticas;
  • Tertúlias, seminários, outros …