As tecnologias como forma de potenciar a actividade e participação de alunos com necessidades especiais
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PORTO
registo nº CCPFC/ENT-ES-0588/13
validade: 2016-01-24
OFICINAS DE INCLUSÃO – PRODUTOS DE APOIO PARA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Destinatários: Professores dos Grupos 910, 920 e 930
Registo nº CCPFC/ACC-73270/13
Validade: sex, 2016-01-29Sessao 1 OFICINAS INCLUSAO
Regime: Acão em regime de bLearning (misto)
Certificação: Deverá relevar para progressão na carreira
Nº de horas: 30 (1 crédito)
Carga horária: 6 horas presenciais + 24 horas a distância
Sessões presenciais
1. Sessão inicial 2 Horas (Apresentação e procedimentos na plataforma)
2. Sessão intermédia 2 horas (acompanhamento)
3. Sessão Final (Avaliação)
Critérios de elegibilidade
1. Ser docente dos grupos 910, 920 ou 930
2. Estar a exercer nos grupos da Ed. Especial
3. Nunca ter frequentado uma ação de formação em TA
GLOBAIS
Promover competências específicas na área das tecnologias/produtos de apoio, junto dos profissionais que diariamente trabalham com crianças com necessidades educativas especiais, com vista à definição de soluções de intervenção educativa mais eficazes no âmbito da atividade e participação definidos programa educativo individual (PEI) do aluno
ESPECÍFICOS
- Identificar os produtos de apoio mais utilizados em contextos educativos e familiares;
- Compreender o modo como os recursos/equipamentos se relacionam com as variáveis de caráter humano e socioeconómico que lhe estão associadas;
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na construção de recursos adaptados e soluções estratégicas para utilização em contexto educativo;
- Utilizar as principais ferramentas de comunicação aumentativa e alternativa;
- Analisar criticamente situações em que as tecnologias de apoio funcionam como facilitadores (ou barreiras) à atividade e participação de alunos com deficiência ou incapacidade nas áreas sensorial, motora, cognitiva e de linguagem;
- Avaliar casos específicos e propor soluções adequadas, tendo em conta as características do aluno, do ambiente, das tarefas e das ferramentas, em conjunto com outros profissionais;
- Desenhar projetos específicos de utilização de TA;