2017

janeiro


APPC_ Atividades de apoio . Trabalho articulado com os estagiários da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo.

fevereiro


(11) SUPERA. Eleições. Eleito como vice presidente por votação electrónica.


 (20) Seminario GERONTOLOGIA. Organização da mostra de produtos e soluções em gerontologia

Exergames: jogos para o envelhecimento ativo – Prof. Doutor Marcelo Brites, Reabilitação Habitacional e Intervenção Social (RHIS, GAS Porto) – Dr.ª Fátima Lopes, Núcleo de Apoio à Inclusão Digital (NAID. ESE.IPP) – Prof. Doutor Rui Teles, PrimerCOG – Prof. Doutor José Carlos Teixeira, Literacia em Saúde – um desafio na e para a terceira idade – Carla Serrão, Sofia Veiga, Ruth Sampaio & Rui Teles, Revista 4Sénior – Prof. Doutor Rúben Amorim, Mobilitec, Universidades Séniores – ofertas formativas)


(22) Palestra sobre tecnologias e envelhecimento ativo – Turma do 3º ano de Educação Social. Sensibilização para a importancia da literacia digital na qualidade de vida dos idosos.

 

março


(27) Reunião Associação de Municípios do Distrito do Porto Dr Lino Ferreira e área social


(13) Formação CRTIC: suportes tecnológicos – os produtos de apoio nas unidades de apoio especializado para alunos com deficiência. Agrupamento de Escolas do Cerco. Centro de Recursos TIC.


(17) Reunião Porto4ageing. Reunião preparada por Carla Serrão e Teresa Martins para inclusão da ESE e/ou NAID no Consórcio Porto4Ageing,


(20) Escola Secundária Fontes Pereira de Melo,: formação em contexto de alunos do 2º ano do Curso Profissional de Programação, estágio dos alunos Rui e Rúben na ESE a iniciar na segunda-feira, dia 20 de Março.

Abril


ENCONTRO TEMÁTICO – “Responsabilidade Social, Emprego e Deficiência – Caminhos para a Inclusão” – 4 de Abril | 2017 – Fundação Manuel António da Mota – Mercado do Bom Sucesso | Porto – Organização GRACE

 

Maio


Formação IEFP.

Turma orientada pelo Dr. Diogo Lima. Produtos de Apoio para populações desfavorecidas. Abordagem para vários contextos.


Formação Ag Escolas de Valadares- dep Educação Especial 

Palestra sobre acessibilidade e tecnologias de apoio. Org. Ana Paula Praia


Projeto mLearning INED – Cl

Claudia Maia / Angela do Couto / Alexandre / Antonio Barbot


Challenges- revisão de artigos a convite da comissão científica

  • CONEXÕES ENTRE OS AMBIENTES DIGITAIS E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
  • initial teachers’ education practices within a technology enriched learning environment: project FTE-Lab
  • Educação e integração de tecnologias digitais – Integration Technologies in the educacion

Junho


 

(1,2 e 3) Jornadas SUPERA

As Jornadas SUPERA 2017 decorreram de 1 a 3 de Junho (quinta-feira, sexta-feira e sábado) de 2017 nas instalações do Cace Cultural do Porto (IEFP), constituídas por quatro atividades principais:

  1. Conferência Científica: destinada à partilha de trabalhos e projetos de Investigação,  Desenvolvimento e Inovação. Pode consultar o programa da conferência (1 de Junho).
  2. Workshops: ações de caráter mais prático tendo em vista a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos profissionais. Serão preferencialmente destinados a todo tipo de profissionais com interesse e/ou atividade na área e estudantes do ensino superior. Pode consultar o programa do 1º dia de workshops (2 de Junho) e o programa do 2º dia de workshops (3 de Junho).
  3. Expo-SUPERA: Exposição de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade: destinada preferencialmente a empresas de produtos e serviços nesta área, empresas de TIC, apresentação de trabalhos/projetos académicos e formação na área. Pode consultar o lista de expositores presentes.
  4. TOM: Porto: Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade. Pode consultar o programa do TOM Porto – 1º dia (2 de Junho) e o programa do TOM Porto – 2º dia (3 de Junho).

A Senhora Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes esteve presentes nas Jornadas SUPERA, no dia 3 de junho.


Estagio Santa Casa da Misericordia


(21 Julho) Formação “Introdução ao Mindfullness”

Gabinete ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal


Dra Márcia Almeida, Diretora Técnica da residência e Lar da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco

Proposta de protocolo para apoio ao Lar Margarida Lisboa e  Residência Rainha Santa Isabel (Rua da Bolsa 80)