Apoios

Visual


O NAID promove uma abordagem integrada que conjuga a utilização de recursos tiflotecnológicos com a aquisição de competências específicas através de:

Avaliação visual e funcional e aconselhamento em tecnologias específicas para efeitos de prescrição;
Ensino da leitura e escrita do Braille bem como das suas diversas grafias e domínios de aplicação;
Treino e formação em programas de leitura de ecrã, software de ampliação de caracteres, linhas Braille e impressora Braille e acesso à informação;
Treino de orientação, mobilidade e actividades de vida diária;
Adaptação de materiais pedagógicos (digitalização. impressão em Braille, construção de materiais alternativos em formato audio, relevo, etc).
Recursos

Computadores equipados com leitor de ecrã com voz em português e linha braille, software de ampliação de caracteres e de transcrição de texto em Braille;
Impressora Braille, e laser para preparação de documentos e concepção de relevos;
Scanner, software de reconhecimento de caracteres e leitor de documentos (OCR);
Máquina para produção de relevos, máquinas Braille manuais (Perkins) e electrónicas (Mountbaten);
Cubarítmos, calculadoras electrónicas, lupas de mão, electrónicas e Lupa TV.
 

Auditiva


Em articulação com o Centro de Recursos em Conhecimento da ESE/IPP e com o Departamento de Ensino Especial (Curso de Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa) o NAID disponibiliza recursos multimédia de apoio ao ensino e aprendizagem em LGP e acesso à informação sobre a cultura da comunidade surda.

Recursos

Computadores com câmaras, impressora e scanner.
Programas para edição de imagem e filmes .
Televisor e vídeo / CD / máquinas fotográficas digitais .
Projector multimédia e Retroprojector .
Quadro interactivo (Smartboard) .
Telefone com serviço de mensagens curtas (sms) .
Sistema de vídeo-conferência .
Software educativo . Dicionários e livros de apoio ao ensino do português escrito
Neuromotora e Multideficiência


O acesso ao computador (e consequentemente a possibilidade de comunicar e aprender) é um dos principais desafios que se colocam aos portadores de deficiência motora e multi-deficiência. A avaliação personalizada na busca de soluções eficazes de acessibilidade, representa um primeiro passo no sentido de uma verdadeira inclusão digital e social desses alunos e uma das atribuições do Núcleo, identificando não só os aspectos puramente tecnológicos, mas também os aspectos relacionados com os factores humanos e socioeconómicos.

Recursos:

Interfaces de controlo (manípulos, joystick, track ball) e emuladores de rato ecrãs tácteis, ponteiros de cabeça e de boca, etc
Teclados alternativos (expandidos, reduzidos) e emuladores de teclados
Sistemas de controlo pelo olhar (Trekker, Magic Key, Headdev)
Software educativo para treino específico de competências em linguagem aumentativa/alternativa, desenvovimento de capacidades cognitivas, etc Recursos e materiais pedagógicos

Apenas para membros registados. If you are an existing user, please log in. New users may register below.

Existing Users Log In
   
New User Registration
*Campo obrigatório