Apoios

Visual

O NAID promove uma abordagem integrada que conjuga a utilização de recursos tiflotecnológicos com a aquisição de competências específicas através de:

  • Avaliação visual e funcional e aconselhamento em tecnologias específicas para efeitos de prescrição;
  • Ensino da leitura e escrita do Braille bem como das suas diversas grafias e domínios de aplicação;
  • Treino e formação em programas de leitura de ecrã, software de ampliação de caracteres, linhas Braille e impressora Braille e acesso à informação;
  • Treino de orientação, mobilidade e actividades de vida diária;
  • Adaptação de materiais pedagógicos (digitalização. impressão em Braille, construção de materiais alternativos em formato audio, relevo, etc).

Recursos 

  • Computadores equipados com leitor de ecrã com voz em português e linha braille, software de ampliação de caracteres e de transcrição de texto em Braille;
  • Impressora Braille, e laser para preparação de documentos e concepção de relevos;
  • Scanner, software de reconhecimento de caracteres e leitor de documentos (OCR);
  • Máquina para produção de relevos, máquinas Braille manuais (Perkins) e electrónicas (Mountbaten);
  • Cubarítmos, calculadoras electrónicas, lupas de mão, electrónicas e Lupa TV.

 

Auditiva

Em articulação com o Centro de Recursos em Conhecimento da ESE/IPP e com o Departamento de Ensino Especial (Curso de Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa) o NAID disponibiliza recursos multimédia de apoio ao ensino e aprendizagem em LGP e acesso à informação sobre a cultura da comunidade surda.

Recursos 

  • Computadores com câmaras, impressora e scanner.
  • Programas para edição de imagem e filmes .
  • Televisor e vídeo / CD / máquinas fotográficas digitais .
  • Projector multimédia e Retroprojector .
  • Quadro interactivo (Smartboard) .
  • Telefone com serviço de mensagens curtas (sms) .
  • Sistema de vídeo-conferência .
  • Software educativo . Dicionários e livros de apoio ao ensino do português escrito

 

Neuromotora e Multideficiência

O acesso ao computador (e consequentemente a possibilidade de comunicar e aprender) é um dos principais desafios que se colocam aos portadores de deficiência motora e multi-deficiência. A avaliação personalizada na busca de soluções eficazes de acessibilidade, representa um primeiro passo no sentido de uma verdadeira inclusão digital e social desses alunos e uma das atribuições do Núcleo, identificando não só os aspectos puramente tecnológicos, mas também os aspectos relacionados com os factores humanos e socioeconómicos.

Recursos:

  • Interfaces de controlo (manípulos, joystick, track ball) e emuladores de rato ecrãs tácteis, ponteiros de cabeça e de boca, etc
  • Teclados alternativos (expandidos, reduzidos) e emuladores de teclados
  • Sistemas de controlo pelo olhar (Trekker, Magic Key, Headdev)
  • Software educativo para treino específico de competências em linguagem aumentativa/alternativa, desenvovimento de capacidades cognitivas, etc Recursos e materiais pedagógicos