NAID

O Núcleo de Apoio à Inclusão Digital é um centro de recursos especializado da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto  que tem como finalidade divulgar e promover a utilização das tecnologias como forma de potenciar a actividade e participação de pessoas com necessidades especiais. Desenvolve actividades de disseminação e transferência de conhecimento, avaliação funcional, apoio e formação,e investigação, numa perspectiva multidisciplinar que envolve profissionais de diversas áreas.

O núcleo dispõe de uma vasta gama de equipamentos e dispositivos facilitadores que se destinam a melhorar a funcionalidade e a reduzir a incapacidade das pessoas, tendo como objectivo permitir o desempenho de actividades e a participação nos domínios da aprendizagem e da vida profissional e social. Inicialmente concebido para prestar apoio especializado em contextos educativos, o NAID foi adquirindo um carácter cada vez mais ecléctico e alargando o âmbito da sua intervenção a áreas que considera prioritárias, tendo agora as seguintes valências:

  • Apoio aos estudantes do ensino superior politécnico (P.Porto);
  • Integração socio profissional de cidadãos com deficiência e/ou incapacidade através de apoio directo ou indirecto a utilizadores finais em ajudas técnicas ou tecnologias de apoio;
  • Acompanhamento de grupos sociais desfavorecidos;
  • Apoio funcional em tecnologias de apoio a crianças com necessidades educativas especiais;
  • Actividades de sensibilização para a problemática da info-exclusão;
  • Investigação e  mesmo acompanhamento de estágios de integração profissional para cidadãos com deficiência, reforçadas pelo facto de o Núcleo residir no mesmo espaço físico onde se desenvolvem muitas outras actividades de formação relacionadas com a deficiência ou de intervenção junto de populações socialmente desfavorecidas.

________________________________________________________________________________________

O NAID possui uma ampla gama de serviços que vão desde a simples divulgação dos produtos de apoio disponíveis a sessões de formação a profissionais ou mesmo de avaliação funcional a pessoas com necessidades especiais. Presta apoio à adaptação de conteúdos para os alunos com cegueira  ou baixa visão, através da digitalização de livros e sebentas académicas ou apontamentos e posterior passagem para Braille ou Daisy.

Basicamente os seus serviços distribuem-se pelas áreas de

  1. Divulgação
  2. Apoio Direto
  3. Formação
  4. Investigação