Centro Albuquerque e Castro

VISITA DE ESTUDO (alunos curso Gerontologia)

Centro Albuquerque e Castro – Santa Casa da Misericórdia do Porto
visita de estudo com as alunas do curso de Gerontologia.
Recebidos pela Dra Ana Rothes e contacto com  Fátima Moniz. Centro de impressão Braille

Março 2016

Consurso project “AssistTech: Developing Assistive Technologies Course Content for the Candidate Teachers of Students with SEN” under the Erasmus+ programme. Mandate GAZİ UNIVERSITY – Gazi Üniversitesi Rektörlüğü Teknik okullar, 06560 Ankara – Turkey – VAT NO: 3890038275 (coordinator) . Projeto não aprovado

Fevereiro 2016

COIMBRA

Comunicar & Incluir: Produção e Uso de Recursos para a Comunicação Acessível – Fundação Calouste Gulbenkian – Educação Especial 2015
Formação para professores, educadores e outros profissionais ligados à educação Informação detalhada do projeto “ Comunicar & Incluir-Tecnologia e Educação Especial” – Agrupamento de Escolas Coimbra Sul (AECS)


ISCAP 16

Orador no Seminário “Práticas de Ensino Superior para Estudantes com deficiência visual e Auditiva” – ISCAP – organizado pelo C Pedagógico (Ana Paula Afonso)

 


Apoio ao projeto “Ferramentas Cognitivas”. Entrevista para doutoramento de Aureo, doutorando da UTAD em tecnologias de apoio.“Ferramentas cognitivas são ferramentas informáticas adaptadas ou desenvolvidas para funcionarem como parceiros intelectuais do aluno, de modo a estimular e facilitar o pensamento critico e a aprendizagem de ordem superior”. (Jonassen. 2007). PERGUNTAS.pdf


Estagios Esc Sec Fontes Pereira de Melo

Luis Teixeira e Rui Borges Plano Estagio. Os estagiários desenvolveram  um espaço de divulgação e formação em suporte WordPress dedicado ao tema da musicografia braille. A plataforma estará alojada nos servidores da própria escola (ese.ipp.pt) e será de acesso restrito. Orientadora Dra Maria Luísa. Curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos – 3º ano – ESTÁGIO CURRICULAR (300 h) 02.05 a 30 06.


Erasmus+ programme – KA2 – Strategic Partnership in the field of education, training and youth – “Language unity in diversity: Online interactive courses in lesser-known European languages”

Erasmus+ programme – KA2

Erasmus+ programme – KA2 – Strategic Partnership in the field of education, training and youth – “Language unity in diversity: Online interactive courses in lesser-known European languages”

Proposta de cooperação

Estagios Esc Sec Fontes Pereira de Melo

Estagios Esc Sec Fontes Pereira de Melo

Luis Teixeira e Rui Borges Plano Estagio. Os estagiários desenvolveram  um espaço de divulgação e formação em suporte WordPress dedicado ao tema da musicografia braille. A plataforma estará alojada nos servidores da própria escola (ese.ipp.pt) e será de acesso restrito. Orientadora Dra Maria Luísa. Curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos – 3º ano – ESTÁGIO CURRICULAR (300 h) 02.05 a 30 06.

Protejo “Ferramentas Cognitivas”

Apoio ao projeto “Ferramentas Cognitivas”. Entrevista para doutoramento de Aureo, doutorando da UTAD em tecnologias de apoio.“Ferramentas cognitivas são ferramentas informáticas adaptadas ou desenvolvidas para funcionarem como parceiros intelectuais do aluno, de modo a estimular e facilitar o pensamento critico e a aprendizagem de ordem superior”. (Jonassen. 2007). PERGUNTAS.pdf

Comunicar & Incluir

COIMBRA

Comunicar & Incluir: Produção e Uso de Recursos para a Comunicação Acessível – Fundação Calouste Gulbenkian – Educação Especial 2015
Formação para professores, educadores e outros profissionais ligados à educação Informação detalhada do projeto “ Comunicar & Incluir-Tecnologia e Educação Especial” – Agrupamento de Escolas Coimbra Sul (AECS)

Janeiro 2016

PETHRA 2016 e-IPP/Ined MAKE YOUR OWN VIDEO for MOOCS
Scripts for Video in MOOCs (Jan 28 14h / 17h). Formação

 

Reunião ACAPO

Reunião com Presidente delegação do Norte (Paula Costa) com  Andreia Rosmaninho para celebração de um protocolo com a ESE/NAID

Reunião ACAPO

Reunião com Presidente delegação do Norte (Paula Costa) com Andreia Rosmaninho para celebração de um protocolo com a ESE/NAID

PETHRA 2016 e-IPP/Ined

PETHRA 2016 e-IPP/Ined MAKE YOUR OWN VIDEO for MOOCS
Scripts for Video in MOOCs (Jan 28 14h / 17h). Formação

Dezembro 2015

Arguição projeto de PEB ver quem foi (21)


Arguição Línguas (18)

Mestrado Tese _ 3nglish is FUN (12/2015)

3nglish is FUN“O softwaree educativo no ensino da língua inglesa a crianças com dislexia”

MESTRADO EM ENSINO PRECOCE DE INGLÊS

16 de Dezembro de 2015 – Ana Sofia Campos Azevedo Cunha

Mário Cruz
Bernardo Canha
Rui Teles

Novembro 2015

REUNIÃO

10 novembro: reunião com a os pais da aluna Rafaela do TESP de Animação de C e J e ainda com a Carla Padrão e Susana .. do Gabinete do Estudante (10)


REUNIÃO NAID

Reunião com a Prof Dolores Tomé e Rui Vilarinho. Musicografia Braille – 11 de novembro


MONTENEGRO Projeto FOSFIM

18 / 22 novembro – Ministrado o Modulo de formação de “Assistive Technology” – Universidade de Montenegro – Nisic (6 horas) ao mestrado em Educação Especial.
Feita a vistia a diversas instituições de Montenegro


PROJETO GATA

Texto “uma questão séria” sobre direitos de autor, a incluir em futura publicação do projeto; Projeto Humanitude (21)

 

REUNIÃO

Projeto eSaude – Projeto Literacia em Saúde: um desafio na e para a terceira idade, desenvolvomento de  um estudo de cariz qualitativo com vista a identificar as perspetivas e as necessidades das pessoas idosas relativamente aos serviços e informações disponíveis no domínio da saúde. Os objetivos do estudo centram-se na identificação das formas de acesso à informação em saúde por parte das pessoas idosas ; na identificação das dificuldades sentidas pelas pessoas idosas no acesso à informação; na identificação dos informantes-chave e contextos facilitadores da literacia em saúde; e na compreensão das mudanças a operar com vista a requalificar os serviços e a criar respostas que pudessem permitir às pessoas idosas aumentarem o seu grau de literacia em saúde.

Preparação para o desenvolvimento de vídeos.

Novembro 2015

Luís APPC : Entrega PC ee PC para adaptação


Aquisição dos livros Tecnologias de Apoio para Pessoas com deficiência (ANDITEC) 28 livros a 10 euros para distribuir pelos alunos.


Contacto ANPRI (Fatima Ledesma) marcação de duas sessões de formação para 10 e 11 de novembro. Estudo de estrartégias para aproximar o 550 do 910 .

Objetivos: Conhecer o estado da arte das tecnologias de apoio, com especial incidência nos contextos educativos e nas tecnologias de apoio à aprendizagem de alunos com problemas sensoriais, motores ou cognitivos; Debate de soluções tecnológicas conhecidas e criação de um espaço colaborativo para troca de experiencias e exemplos de boas práticas; Avaliar possíveis cenários de colaboração com o grupo disciplinar de educação especial nos agrupamentos ou articulação com os Centros de Recursos TIC.

Sessões de esclarecimento com os professores do grupo 550 em articulação com a ANPRI (Dias 10 e 11)


Reunião CRTIC Cerco (16) para definir o plano de atividades de 15_16.